Educação Infantil

A proposta pedagógica para a Educação Infantil visa o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos no sentido de despertar a curiosidade para fenômenos naturais e sociais, através de observação diária e atividades apropriadas para cada faixa etária, visando à formação de alunos ativos e críticos.Nessa concepção, durante a Educação Infantil, a criança constrói o seu conhecimento a partir de ações pedagógicas lúdicas, prazerosas e desafiadoras, que incentivam o gosto pelas descobertas e investigações e valorizam as suas experiências. Além disso, no Colégio, procura-se estimular o desenvolvimento de uma postura crítica, criativa, participativa e dialógica, entre os estudantes, através da realização de jogos, brincadeiras e vivências que estimulam o interesse, o ato de pensar e a cooperação.Como a criança constrói o seu conhecimento e se desenvolve dentro de um ritmo individual, a avaliação do estudante é apresentada por meio de Parecer Descritivo no qual se observa sua evolução, nos aspectos cognitivo, psicomotor, afetivo e social. O trabalho com projetos na Educação Infantil favorece ao aluno um aprendizado de descobertas e construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, através de temas ricos e diversificados, apropriados para cada faixa etária. Possibilita também um grande envolvimento na prática cotidiana, tornando as crianças mais autônomas e participativas, propondo desafios, despertando curiosidades e permitindo à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento construído.