O Ensino Fundamental II apresenta o compromisso de oferecer ao estudante oportunidades capazes de promover o seu desenvolvimento intelectual e social, a partir da percepção do outro e da interação. O aprofundamento do conhecimento e o próprio crescimento exigem, da instituição de ensino, responsabilidade, criatividade e comprometimento com a formação cognitiva, social e ética dos estudantes. Portanto, perceber o indivíduo como um ser em crescimento e em transformação, é fundamental para oportunizar a ele experiências que contribuam, de forma positiva, na construção de uma nova sociedade.

A avaliação no Colégio Santa Terezinha, é diferenciada de acordo com o segmento no qual o estudante está matriculado.

Desenvolver sua capacidade de aprender continuamente. Afinal, o Colégio Santa Terezinha incentiva a problematização dos conteúdos, o trabalho em grupo e a interdisciplinaridade.

Desenvolver suas potencialidades nos campos da ciência, da arte e do relacionamento interpessoal, formando indivíduos criativos e responsáveis.

Efetivar o domínio progressivo da leitura, da escrita, do cálculo e do raciocínio, como instrumentos para compreensão e solução de problemas.